Filmes

8 Obras para conferir antes da estreia de “Joker”

Sim, depois de muito hype, finalmente esta chegando a hora de conferirmos a estreia, em filme solo, de um dos maiores vilões do mundo dos quadrinhos, o Joker.

Estrelado por Joaquin Phoenix e dirigido por Todd Phillips, Coringa, ou Joker no original, chega aos cinemas em 3 de outubro e aproveitando toda a expectativa criado acerca do longa, que promete uma atmosfera pesada e suja digna da grandeza do vilão, selecionamos algumas obras para conferir antes da estreia do filme, tudo para que você possa entender melhor a ambientação, a intenção de Phillips e tudo mais que cerca este que promete ser uma das maiores obras da DC Comics nos cinemas.

  • Gladiador e O Mestre

Joaquin Phoenix é um ator brilhante que já figurou diversas vezes por magnificas produções em Hollywood. Aqui, separamos apenas dois longas protagonizados pelo ator, mas não se prenda a isso é difícil encontrar um longa dele que seja ruim. Em primeiro lugar temos Gladiador, o primeiro grande filme de Phoenix. Ainda que o ator fique marcado por papeis mais introspectivos, aqui ele da vida a um grandioso e extravagante “vilão”, filho do imperador que faz de tudo para ter o poder em suas mão. Em O Mestre, já podemos ter um vislumbre do que esperar em Joker. Aqui, Phoenix da vida a um veterano do exercito, atormentado pelos horrores da guerra que tenta se tornar o aprendiz de um carismático líder religioso. Vale a pena conferir.

Resultado de imagem para o mestre

  • Cães de Guerra

Você deve lembrar de Todd Phillips por seu trabalho e maior fama, a comédia Se Beber Não Case, mas o diretor vai muito além disso. Nitidamente influenciado pelo cinema do final dos anos 80, em Cães de Guerra, Phillips recria uma atmosfera alá Wall Street e coloca dois jovens de Miami enriquecendo durante a Guerra do Iraque através de licitações de contratos com as Forças Armadas.

Resultado de imagem para Cães de Guerra Filme

  • O Rei da Comédia e Taxi Driver

Ainda falando sobre as influências de Todd Phillips, vale ressaltar a gigantesca importância de Martin Scorcese para este longa do Coringa. Vale lembrar que de inicio Scorcese seria o produtor do longa e estaria intimamente ligado ao projeto,entretanto, ainda que o nome do famosos cineasta não aparece nos créditos do longa, é de conhecimento geral sua aprovação ao produto final. Já no primeira trailer é possível notar duas fortes influências: Taxi Driver e O Rei da Comédia. O primeiro esta em toda a ambientação de Gotham, foi em Taxi Driver a primeira vez que fomos apresentados a esta visão das ruas de Nova York, um ambiente sujo e selvagem de muitas formas, em todos os planos abertos de Todd Phillips é possível notar a mesma escolha estética. Já para o roteiro, outra obra serviu de base, O Rei da Comédia, aqui aparentemente as histórias terão grande similaridade, um comediante fracassado tenta alcançar a fama na TV e é ridicularizado por uma apresentador, desesperado por uma chance o comediante acaba sequestrando o apresentador e instaurando o caos na cidade. Vale ainda dizer que O Rei da Comédia, é protagonizado por Robert De Niro, que esta no elenco de Coringa, como um apresentador de TV. Toda semelhança não é apenas mera coincidência.

Imagem relacionada

Imagem relacionada

  • O Homem de Ri

Uma influência não apenas para o filme, mas para o personagem de maneira geral. O Homem que Ri já vale ser visto apenas por sua importância como obra cinematográfica, mas traçando uma relação com o Palhaço do Crime de Gotham existe todo o tormento e a loucura de um homem deformado, com um perpétuo sorriso macabro independente de sua condição. Na trama: Herdeiro de um ducado, Gwynplaine é sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, fica com o rosto esculpido em um incessante e sinistro sorriso. Anos mais tarde, o garoto acaba virando atração de circo como palhaço.

Resultado de imagem para O Homem de Ri

  • Coringa de Brian Azarello e A Piada Mortal de Alan Moore

Sem dúvida nenhuma esta lista não poderia acabar sem mencionar algumas HQs, nesse caso selecionamos duas: A mais óbvia, A Piada Mortal de Alan Moore. Ainda que o próprio diretor tenha dito que nada é realmente tirado dos quadrinhos, a ambientação da clássica história de origem do Palhaço do Crime será mantida, toda a mente atormentada do personagem será explorada no longa. Ainda explorando a mente insana do vilão, uma boa leitura pode ser Coringa de Brian Azzarello. O quadrinho é uma verdadeira obra para quem gosta de histórias de vilão, parcialmente mostrada do ponto de vista de um de seus capangas, a loucura do vilão ganha ainda mais destaque.

Resultado de imagem para A Piada Mortal de Alan Moore

Coringa chega aos cinemas em 3 de outubro aos cinemas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *