FilmesBlog

Alien: O Resgate | Clássico completa 35 anos

Em 1979, Ridley Scott praticamente reinventava o gênero sci-fi, adicionando uma boa pitada de thriller, e entregada uma de suas maiores obras, Alien: O Oitavo Passageiro. O longa não apenas marcou por sua qualidade, técnica e de roteiro, mas também por imortalizar Sigourney Weaver como a tenente Ellen Ripley.

Sete anos mais tarde, James Cameron assume a responsabilidade de trazer uma sequência. Alien: O Resgate, foca sua história na agora última sobrevivente do ataque do xenomorfo, Ripley. Poucos imaginariam que o longa faria tanto sucesso quanto seu antecessor, mais uma vez aclamado pela crítica e ainda conquistando duas estatuetas do Oscar, Melhor Edição e Melhor Efeitos Visuais, além é claro, de garantir a indicação de Melhor Atriz a Weaver.

Celebrando o aniversário de 35 anos de sua estreia, separamos algumas curiosidades sobre os bastidores da produção. Confira:

Desconstruindo #3 — As polêmicas continuações de Alien — Aliens, O Resgate,  Alien ³ e Alien: Resurrection | by Eduardo Spohr | Eduardo Spohr | Medium

#Gravação e envolvimento dos atores

Bom, como vários outros longas, Alien: O Resgate, não foi rodado em sequência. Entretanto a cena em que conhecemos os Fuzileiros Navais, uma das primeiras do filme, foi propositalmente deixada para ser gravada por último. Esta foi uma escolha de James Cameron, para aumentar a camaradagem e dar realidade na interação entre a equipe.

Ainda segundo Bill Paxton, que deu vida ao soldado W. Hudson no longa, praticamente todas suas falas foram improvisadas. Incluindo os jargões mais conhecidos como “Fim de jogo, cara! Fim de jogo!” e a popular “Estamos em um elevador expresso para o inferno”, contanto que essas não aparecem no roteiro original.

#Produção complicada

A Rainha dos xenomorfos, era realmente exageradamente grande. Para a sequência vista no elevador, mesmo com a imensa cauda removida, os técnicos precisaram remover a parte de trás do elevador para que coubesse. Outros efeitos como fumaça, cortinas prestas e pouca iluminação foram alguns subterfúgios extras para impedir que o público notasse a situação.

Narcissus, a nave de fuga de Nostromo, onde terminamos o o primeiro longa, não teve nenhum projeto original encontrado para as filmagens da sequência. Os designers de cenário e  modeladores, tiveram de recriar a nave apenas assistindo a Alien: O Oitavo Passageiro.

Aliens | Vídeos de bastidores de Aliens o Resgate de James Cameron

#Prova de fogo

Ao contrário do que normalmente acontece com vários filmes em Hollywood, Alien: O Resgate, nunca foi mostrado em uma exibição teste. Visto que edição e trilha sonora ficaram prontas apenas poucos dias antes do lançamento, o filme teve apenas uma exibição para os executivos da 20th Century Fox, antes do grande dia. Especialistas em marketing, já disseram que o sucesso do filme foi fundamental para o estúdio, que passava por tempos difíceis na época e precisava de um grande sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *